Nothing else except to go to bed with men

English: Chapter 1, page 1, of the Enchiridion...

Tenho aqui o Encheiridion em inglês, e ao começar a lê-lo, dei com o artigo 40:

“Women are called ladies by men right after they are fourteen. And so when they see that they have nothing else except to go to bed with men, they begin to make themselves up and place all their hopes in that. It is therefore worthwhile to pay attention so that they are aware that they are honored for nothing other than appearing modest and self-respecting. ”           Epictetus, Encheiridion – 40

Uma citação assim, acontece hoje em dia, funcionar como um muro bloqueando o caminho para a reflexão e compreensão das implicações da opressão da mulher, e do que, nos tempos modernos, tem sido libertação ou/e novas formas de repressão.

Eu, que não me deixo atrapalhar com muros, ando divertida com esta frase e com a convicção que a mesma comporta, além de achar que tem  mais matéria para reflexão do que pode parecer, depois do primeiro choque.

1 – Women are called ladies by men right after they are fourteen.
As mulheres são chamadas senhoras pelos homens depois dos 14.

Bem, esta frase parece indicar que são os homens que decidem sobre as meninas. Não se questiona se as crianças de 14 anos  já se sentem preparadas para aquilo que a idade adulta comportava. Não se considerava se a criança já devia ter as responsabilidades que a esperavam.
Porquê? Na verdade porque ela era um objecto. Um objecto que naquele momento podia engravidar, e portanto  fabricar descendentes, assim que possível. E quais as mais responsabilidades ? O trabalho doméstico. Portanto para lavar roupa, cozinhar, limpar, dar de mamar, serviam os 14 anos, na mentalidade da época. Era trabalho infantil no seu melhor, justificado pela fêmea estar pronta a parir crias.
Não havia noção de que fosse importante ter maturidade para educar intelectualmente ou espiritualmente. Ou de que aqueles ser humano precisasse de tempo para evoluir, desenvolver-se, aprender. Podia engravidar, e conseguia ser criada. Era tudo o que contava O trabalho de educação e formação, seria feito exclusivamente pelos homens, mais tarde, no caso da criança ser um rapaz.

2- And so when they see that they have nothing else except to go to bed with men, they begin to make themselves up and place all their hopes in that.
E portanto, quando as mulheres vêm que não têm mais nada que fazer do que ir para a cama com os homens, começam a maquilhar-se e a colocarem toda a esperança nisso.

Portanto esta frase não é o que inicialmente me pareceu: ele não afirma que as mulheres não têm mais nada que fazer do que ir para a cama com os homens, mas sim que, se os homens só dão importância a isso, se os homens não permitem às (crianças) mulheres nada mais do que ir para a cama com eles, elas se vão dedicar a enfeitar-se etc.
Claro que é revelado o facto das mulheres serem objectos para procriação, posse do homem, como um burro, uma vaca, ou uma casa, mas dentro desse mal, existe o convite do filósofo para que os homens não vejam esse seu objecto como algo apenas para ir para a cama, ou seja “máquina de sexo e procriação”.

No entanto, não retiremos o humor à frase !
E quem sabe como está traduzido !? Não sei…

A continuar…

  • A Man for All Stoics(pknatz.wordpress.com)
    Simplicius On Epictetus Handbook 27-53
    Simplicius On Epictetus Handbook 27-53 (Photo credit: Ancient Commentators)

     

2 comentários a “Nothing else except to go to bed with men”

    1. Hello – could you say what is exactly?
      As for your vision of Jesus, i invite you to see it as a passing stage of your or Humanity’s capacity to understand. Regards and thks for comenting.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s