Class Dismissed: How TV Frames the Working Class [Full Film] – YouTube

Class Dismissed: How TV Frames the Working Class [Full Film] – YouTube.

Video interessante sobretudo no contexto que conheço da sociedade holandesa. Não tenho tempo para desenvolver o tema. Mas posso dizer e que a maioria dos portugueses é incapaz de compreender: em Portugal o termo “classe” não é tabu. Como o é na Holanda. Uma vez usei esse termo, e o mundo ia caindo!…

E porquê? Qual é a realidade que se esconde por de trás desse tabu? A seguinte: a divisão de classes na Holanda é de tal maneira que as diferentes classes frequentemente nem se encontram! A maioria dos portugueses, por exemplo, que viva na Holanda, nem sequer se cruza com a classe alta holandesa, nem sabe que ela existe, nem onde ela vive. São mundos que não se entre-cruzam fácil e continuamente, como na realidade portuguesa.
Em roda desta separação total, finge-se que ela não existe.

Penso que em geral o português é ensinado que se quer ser bem educado, o deve ser também com as pessoas simples. Na Holanda, não é sempre assim. Sei não só por experiência mas a questão também surge em filmes. É uma coisa que demora um tempo infinito, a conhecer as relações de classe na Holanda — talvez em qualquer País onde essas relações sejam bem diferentes. No entanto, tudo se pode ir arranjando, quando há boas intenções e um espírito de tolerância e abertura. Mas quando há muitos tabus sobre um assunto, como sobre racismo e classe, os problemas tornam-se insolúveis e incompreensíveis.

É claro que há classes na Holanda, e as fronteiras entre si, são assustadoramente intransponíveis…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s